Se você é um fã de futebol deve ter na mente, ao menos, um ou dois jogos que marcaram a história do seu clube do coração. Afinal, não tem jeito melhor de marcar a memória, do que com fortes emoções, mesmo que o seu clube de futebol não saia vitorioso do confronto.
O São Paulo F.C. sendo um dos maiores times de futebol no Brasil, também teve a sua cota de grandes jogos para ficar na memória não só de seus torcedores, mas também de todo o brasileiro que é apaixonado por este esporte que se tornou parte vital da cultura de todo o país.
E, para exaltar o clube de futebol mais vitorioso do Brasil, nós do Tricolornet separamos os principais e mais memoráveis jogos do tricolor paulista para que você possa relembrar e/ou ter um gostinho de toda a história que este clube de futebol entregou a todos os fãs de futebol.
Os jogos do São Paulo F.C. para guardar na memória
São mais de 92 anos de história do clube paulista, e em todos estes anos a sua equipe esteve presenta em vários períodos importantes da história do futebol brasileiro e é uma tarefa difícil escolher poucos jogos históricos e que merecem atenção entre tantos que o tricolor paulista protagonizou em todos os seus gloriosos anos.
Mas, com lágrimas nos olhos por ter deixado alguns embates de fora, nós selecionamos os cinco que são os mais importantes não só da história do clube paulista, mas também da história do futebol nacional, vamos acompanhar abaixo.
5° Lugar: Campeonato Paulista - São Paulo X Corinthians – 1998
Esta é uma partida que ficou na mente e no coração dos torcedores do tricolor paulista, já que o grande salvador do time foi Raí, o ídolo do time. O jogador estava na Europa defendendo o Paris Saint-Germain enquanto negociava uma volta para o São Paulo quando o time tricolor perdeu o jogo de ida para o Corinthians de 2x1, deixando as coisas complicadas para o jogo de volta que decidiria o título estadual.
Às vésperas do jogo de volta, Raí fechou contrato com o tricolor paulista e foi peça importante para o time na vitória de virada sobre o Corinthians de 3x1 em um jogo eletrizante.
4° Lugar: Campeonato Brasileiro – São Paulo X Atlético Mineiro – 1977
Na decisão do Campeonato Brasileiro de 1977 que aconteceu em 1978. O Atlético Mineiro chegou à partida como o grande favorito tendo em vista a sua atuação em todo o campeonato que havia sido muito superior à do time paulista em vários aspectos.
Em um jogo muito equilibrado que não saiu do 0x0 e acabou levando a decisão final para as penalidades máximas, o São Paulo conseguiu virar o jogo e vencer o favorito mineiro por 3x2.
3° Lugar: Libertadores da América – São Paulo X Newel’s Old Boys – 1992
Este jogo com toda a certeza está marcado no coração de todo o torcedor do São Paulo, pois foi o primeiro título de Libertadores que o clube venceu e não foi nada fácil. A partida de ida na casa dos argentinos do Newel’s Old Boys não foi nada bem para o tricolor paulista que perdeu por 1x0, deixando a sua situação delicada para o jogo de volta.
Um pênalti sofrido por Macedo e convertido por Raí no jogo de volta no Morumbi deu ao clube uma chance de virar o jogo, mas o tempo oficial terminou com um 1x0 para o time paulista e foi para os pênaltis. Zetti, goleiro do São Paulo se destacou quando pegou o pênalti batido por Gamboa e o São Paulo F.C. se consagrou como campeão da Libertadores pela primeira vez com festa e choro.
2° Lugar: Mundial de Clubes - São Paulo X Liverpool - 2005
Em um jogo impressionante que definiu o terceiro título do Mundial de Clubes do São Paulo, o time tricolor sofreu muito nas mãos dos ingleses que bombardearam o time com uma qualidade técnica europeia e superior. Três gols foram marcados pelo Liverpool e logo depois anulados pela arbitragem e Rogério Ceni se destacou como goleiro ídolo por defender uma bola quase indefensável no ângulo o chute de Gerrard.
Mesmo assim, o São Paulo conseguiu se segurar e se sagrar campeão do Mundial de Clubes com o gol de Mineiro, São Paulo 1 a 0.
1° Lugar: Mundial de Clubes - São Paulo X Barcelona - 1992
O maior e mais importante título na história do São Paulo é o seu primeiro título do Mundial de Clubes, onde o time venceu o Barcelona que possuía grandes nomes do futebol europeu como Pep Guardiola de virada. O time espanhol liderado pelo grande Johann Cruyff começou o jogo vencendo com um gol de Stoichkov.
E, mais uma vez, Raí foi o grande maestro do São Paulo e marcou os dois gols que definiram o tricolor paulista como o vencedor, com direito a um golaço de falta no ângulo do goleiro do Barcelona que não teve reação.